sábado, 22 de agosto de 2009

A Porta


A porta estava levemente aberta.

Ela ouvia o barulho dos carros que passavam lá fora. Ela sentia o vento que entrava e movia os papéis que estavam espalhados pelo chão. Ela imaginava as cores lá de fora e tentava adivinhar qual delas acariciaria sua imaginação. Ela se esforçava para que o espaço atrás da porta fosse mais interessante que todo o incompreensível mundo inventado para mascarar suas dores aqui de dentro.

O vento, como que desafiando as perdas impossíveis de se suportar, soprou mais forte e escancarou toda a porta. Ela correu tentar agarrar os poucos sonhos que restavam pelo quarto. Ela apertou com força a porta como que a culpando por ter permitido tamanha invasão. Ela chorou por todos os cantos e jurou fechar-se para qualquer e todo barulho de carros passageiros. Para todo e qualquer vento traiçoeiro.

A porta estava agora fortemente trancada mas os sons passavam pelas paredes e o vento passava pelas frestas da janela.

Ela trancou-se para o mundo sabendo que no fundo trancar-se é entregar-se a um eu devastador e perigoso. Assim, ela pôde sofrer dores suas, enfim.
(Duane Valentim)

4 comentários:

  1. é triste , mas é lindo ....
    eu me encontro em seus textos!
    Amo!

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem que disse sobre o outro texto e tals, mas tu precisava mesmo humilhar desse jeito?
    Simplesmente um texto onde, particularmente, não encontrei nenhum defeito! A porta metafórica se confundindo com a porta real me dá até arrepios. O texto é genial de tal maneira que ambas se misturam. Afinal, ambas protegem das externidades de dor e isolam do perigoso mundo. Já o vento das decepções que leva os sonhos embora, também mostra a fraqueza de ambas as portas. Ou seja, se proteger, mesmo trancafiado seguro, não tira o perigo: só não permite que você possa viver!
    E dentre todas essas coisas belas, tu vai e fecha dessa maneira tão incrível, que mostra a beleza de sofrer para quem "precisa" (naquele instante) viver só suas dores! Porém, a um "devastador e perigoso" eu, característica auto-destrutiva de quem está sofrendo!
    AAAAAAAAAAAAAA QUANTA COISA!
    Além da boa escolha de palavras, como um leitor amador digo que o texto me tocou de uma maneira incrível e especial!
    Simplesmente perfeito... Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. linda! sempre me tranco e me perco, mas é bom me achar em textos como os seus. da uma sensação boa a identificação com coisas bem feitas hihi. e lembra muito a ideia de um texto que eu fiz, depois te mando.

    ResponderExcluir
  4. é simplesmente perfeito! nunca me encontrei tanto em um texto seu!

    ResponderExcluir